Descrição enviada pela equipe de projeto. A entrada para o Vale Montafon é um gargalo topográfico. A ferrovia, a rodofia federal e a nova pista de ciclista oferecem o acesso sul de Vorarlberg, que é cercada pelas montanhas altas Alpes. Correndo no vale, o rio III propenso a inundações, desemboca no rio Alfenz.
A poucos metros antes da confluência, a nova estrutura de concreto da ponte atravessa o afluente e concede aos pedestres e ciclistas uma passagem segura. Foi complicado pensar em uma fundação devido ao tipo de solo e o controle das inundações necessário. A solução para este problema foi a criação de treliças laterais para suportar a carga. Modelada em princípios biônicos com as escoras e tirantes posicionados irregularmente, a estrutura é visivelmente mais grossa nas extremidades. A inclinação das treliças foram determinadas pelo cálculo de forças e portanto, é mais acentuado quando mais perto dos suportes da ponte.
Há mais paredes no lado onde a estrada é mais movimentada, quanto o lado do rio III, as aberturas oferecem vistas para a natureza. A estrutura da treliça responde a influências ambientais e suporta cargas por meio de aberturas de tamanhos diferentes. O caráter estético do conjunto é o resultado da lógica estrutural e da utilização eficiente dos materiais. Assim, a conexão com a ciclovia de Bludenz-Schruns foi melhorada, uma vez que a ponte, com seu desenho conciso, é certamente um marco na rede de mobilidade livre de carros.